5 dicas para aplicar limites aos filhos

Bom dia meus amores! Criar os filhos é uma tarefa bem difícil não é mesmo? Cada família tem seu método para ensinar e cuidar dos filhos. Hoje trouxe aqui pra vocês a psicóloga Laura Amaral que vai dar 5 dicas sobre como aplicar limites aos filhos! Bora lá?


" 5 dicas sobre como aplicar os limites aos filhos

 

Muito se fala sobre a falta de limites das crianças, que não obedecem e não sabem ouvir o “não”. Colocar limites nos filhos nada mais é do que ensinar a eles as regras sociais, o pode e o que não pode.

Os limites são importantes na estruturação da personalidade das crianças e devem começar a ser impostos desde o início, mesmo o bebê sendo pequeno é necessário que as regras sejam mostradas a eles. A forma de impor os limites vai mudando conforme a criança vai crescendo, mas a conversa sempre será o principal instrumento que vocês têm para lidar com as crianças.

Agora pensando em dicas práticas, seguem 5 dicas importante que podem ajudar na hora de estabelecer os limites:

 

1️⃣ Explique o porque aos seus filhos: Como eu disse, falar com os filhos é a melhor forma estabelecer os limites, portanto quando seu filho fizer algo que não é correto,diga a regra em poucas palavras. Por exemplo: “Não pode bater nas pessoas. Isso vai machucá-las”; “Se você joga fora os brinquedos dos seus amigos, eles se sentirão tristes porque eles ainda vão querer brincar com eles”, “devemos guardar os brinquedos, para amanhã podermos encontrá-los onde deixamos”.

 

2️⃣ Não se explique demais e evite gritos: Os pais muitas vezes gastam muita energia para conseguir que seus filhos lhe obedeçam. Portanto, quando forem pedir para que os filhos façam algo, apenas deem a ordem, se ele questionar,apenas diga, por exemplo, “A mamãe disse que é hora do banho.”. Evite gritar ou falar em voz alta, e sempre que possível fale com seu filho olhando diretamente para ele.

 

3️⃣ Ofereça algo em troca: Sempre que aplicar uma regra ou impor um limite à criança, tente dar a ela uma alternativa. Por exemplo, “Você não pode comer chocolate agora, mas você pode comer após o almoço” ou “Você não pode pegar esse “objeto”, mas te ofereço esse outro”. Assim, a criança compreende que as regras existem, mas que outras coisas são permitidas.

 

4️⃣ Os pais devem estar em sintonia: É muito importante que os pais estejam sintonizados na hora de educar, o planejamento das orientações, regras, limites e punições deve ser feito de forma conjunta, de modo que um não desautorize o outro, pois isso pode gerar insegurança na criança e fazer com que ela manipule as situações a seu favor. 

 

5️⃣ Aproveite das situações cotidianas: Para ensinar os limites aos filhos não é necessário que algum comportamento “errado” do filho ocorra. Os pais podem usar de cenas do cotidiano, dos desenhos, das brincadeiras e ir contando aos seus filhos o que é aceitável e o que não é, de modo que quando a situação real ocorrer você possa recordar com ele o que já foi falado anteriormente.

 

Bom, como eu sempre digo cada pai e cada mãe é que vão saber a melhor forma de estabelecer os limites e quais métodos vão usar para fazê-lo, de acordo com a dinâmica dos filhos e da família. Não existem dicas infalíveis, é preciso ir tentando e ver o que melhor funciona, lembrando que a educação dos filhos é uma tarefa diária e exige disciplina e paciência.

Espero ter contribuído um pouco a respeito do tema, um grande beijo a todos!

 

Laura Amaral

Psicóloga

@psicologiaparamamaes"


Um beijo, e se vocês gostaram deixa seu comentário aqui contando sua experiência pra gente!!

 

0 comentários:

Postar um comentário

 

Mãe Ternagem Template by Ipietoon Cute Blog Design and Bukit Gambang